Apneia Obstrutiva do sono em crianças: você deve ficar atento aos sinais!

Tempo de leitura: 4 minutos

Em algum momento, você já notou que seu filho tem dificuldade de respirar pelo nariz enquanto está dormindo? Caso tenha percebido algo do tipo, preste muita atenção: pode ser uma situação de apneia obstrutiva do sono em crianças.

Tal condição dificulta a passagem de ar para os pulmões, causando, assim, falta de ar e muito desconforto ao dormir. Nesse caso, é preciso consultar o médico e realizar exames para confirmar o diagnóstico, para então iniciar o tratamento mais adequado. Alguns sinais podem te ajudar a identificar o problema.

Leia o artigo a seguir e entenda o que é a apneia obstrutiva do sono, quais são seus sintomas, quais exames devem ser realizados e como tratar a doença.

O que é Apneia Obstrutiva do Sono?

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um condição respiratória em que ocorre bloqueio total ou parcial das vias respiratórias enquanto a pessoa está dormindo. Caracteriza-se por apneia a situação em que a respiração sofre uma pausa de pelo menos 10 segundos.

As causas da apneia obstrutiva do sono em crianças estão associadas ao aumento das amígdalas (hipertrofia) e das adenoides ao longo do desenvolvimento infantil. Outros fatores de risco para a AOS são:

  • Obesidade;
  • Alterações nos músculos da garganta;
  • Malformações na face ou na garganta.

Além disso, a apneia obstrutiva do sono pode ser uma condição hereditária. A situação é comum em adultos, mas também pode acometer crianças, portanto, os responsáveis devem sempre estar atentos aos sinais de AOS.

Entenda, a seguir, quais são os principais sintomas.

Apneia Obstrutiva do Sono Pediátrica: Sintomas

Crianças têm energia de sobra durante o dia sendo esperado que durmam tranquilamente à noite. Mas nem sempre é isso que acontece, o que pode ser indicativo de um problema respiratório, como a AOS.

Sendo assim, observe como é o sono do seu filho e tenha atenção especial aos seguintes sintomas de apneia obstrutiva do sono em crianças:

  • Ronco;
  • Sono agitado;
  • Estranhas mudanças de posição ao dormir;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Sudorese;
  • Frequentes ocorrências de urina na cama.

E lembre-se que alguns sinais podem se manifestar também durante o dia, sendo eles: cefaleia matinal, dificuldade de concentração, com baixo rendimento escolar, hiperatividade ou sonolência

Como é feito o diagnóstico

Detectados os sinais acima citados, leve seu filho para uma consulta com o médico, mais especificamente no centro de medicina do sono do hospital que sua família frequenta. Em um primeiro momento, será feita uma análise dos relatos junto ao exame físico.

Pode ser necessário um estudo do sono da criança para confirmar o diagnóstico. O exame realizado é chamado polissonografia pediátrica e ocorre em um laboratório do sono no período da noite. São analisados aspectos como nível de oxigênio, frequência cardíaca e esforço que a criança faz para respirar e a profundidade de sono.

É importante salientar que o diagnóstico por polissonografia noturna é confirmado caso a criança não possua nenhuma doença cardíaca ou pulmonar que justifique as alterações detectadas no exame.

Como tratar a apneia obstrutiva do sono em crianças?

Alguns tipos de abordagens podem ser realizados para o tratamento de apneia obstrutiva do sono em crianças. Isso dependerá do quadro em que o paciente se encontra, isto é, qual é a origem da AOS. As formas de tratar a doença incluem:

  • Uso de medicamentos, como os corticoides nasais;
  • Cirurgia para retirada das amígdalas e/ou adenoides;
  • Tratamento de rinite, para não causar ou agravar a AOS;
  • Perda de peso para crianças com AOS decorrente da obesidade.

Uma maneira de aliviar os desconfortos em casa é orientar a criança a dormir em uma posição que não facilite a obstrução das vias respiratórias. Ao dormir de costas, por exemplo, a respiração do seu filho pode ficar comprometida.

Sendo assim, o ideal é sugerir que a criança durma de lado, de preferência com um travesseiro de apoio nas costas para manter a posição. Também é indicado aumentar a elevação da criança durante o sono, com auxílio de travesseiros.

Caso o tratamento médico e os cuidados caseiros não sejam realizados, não só a qualidade do sono, mas também a qualidade de vida do seu filho tende a ser afetada. Como consequência, o desenvolvimento da criança será impactado, causando problemas futuros. Os principais riscos da AOS não tratada são a elevação da pressão arterial (hipertensão), que pode estar restrita à circulação pulmonar, e o surgimento de doença cardíaca.

A apneia obstrutiva do sono em crianças requer muita atenção, por isso, não descuide dos sinais que seu filho apresenta enquanto dorme. Caso suspeite que seu filho tenha a doença, procure ajuda especializada! Além disso, observe sempre as condições respiratórias da criança, já que doenças respiratórias infantis são muito comuns.

Para saber mais sobre o assunto e redobrar os cuidados com a saúde do seu filho, fique por dentro dos conteúdos no nosso site e nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *