Será que seu filho tem Alergia Alimentar?

Tempo de leitura: 5 minutos

É comum que, ao serem introduzidos a novos alimentos, crianças manifestem sintomas que podem estar associados a uma alergia alimentar. Como, então, agir nessas situações? E afinal, quais são esses sinais e quando é necessário evitar o alimento suspeito?

Se você suspeita que seu filho está comendo algo que não faz bem a ele, leia este artigo. Vamos explicar o que é a alergia alimentar, quais sinais indicam isso e quando procurar ajuda de um alergologista.

O que é alergia alimentar infantil?

A alergia é uma reação do nosso sistema imunológico. Ela se manifesta quando há uma reação exagerada a uma substância normalmente inofensiva para a maioria das pessoas . Na alergia alimentar, esse processo se desencadeia quando o corpo reage a uma proteína alimentar, como trigo, leite, ovos, soja ou amendoim. 

Os principais sintomas indicativos de alergia alimentar podem ser fracos e toleráveis – até mesmo imperceptíveis – ou graves, como mostraremos mais à frente. 

Os pais devem ter atenção redobrada. Isso porque alguns casos podem resultar em dificuldade respiratória, vômito, diarreia e outras manifestações perigosas. As boas notícias são: a maioria dessas alergias é leve, casos extremos são raros e a maioria das crianças não levam esse problema para a vida adulta.

Vale pontuar que algumas crianças têm mais predisposição à doença, como é o caso das crianças que têm histórico familiar de alergia

Quais alimentos podem causar alergias?

Mais de 90% das alergias alimentares na infância são causadas por 8 alimentos, que chamamos de os “Big Eigth”:

  1. Leite,
  2. Ovos,
  3. Trigo,
  4. Soja,
  5. Nozes,
  6. Amendoim,
  7. Peixe
  8. Frutos do mar.

Vale ressaltar que a alergia não se manifesta somente quando se ingere o alimento puro, como tomar um copo de leite ou comer um ovo cozido. A preparação de muitas refeições tem como base os produtos mais alergênicos, sobretudo o trigo, presente nos pães, bolos e biscoitos.

Há também o problema da contaminação cruzada, como os utensílios que se contaminam com esses alimentos.

Sintomas de alergia alimentar em crianças

Na alergia alimentar infantil clássica, que envolve o anticorpo da alergia (IgE), os sintomas nas primeiras 2 horas após a ingestão, geralmente em minutos após o contaro com o alimento em questão. Fique atento a esses indícios:

  • Vômito, cólicas e diarreia,
  • Urticária,
  • Inchaço e eczema,
  • Tosse e rouquidão,
  • Coceira ou inchaço dos lábios, língua ou boca,
  • Desconforto na garganta e dificuldade para respirar,
  • Chiado no peito e coriza,
  • Queda repentina de pressão arterial,
  • Arritmia cardíaca e dores no peito,

Prevenção e identificação de alergia alimentar infantil

Estudos recentes indicam que a maneira mais eficaz de prevenir alergia alimentar é a introdução precoce do alimento em crianças com história de alergia em pais e irmãos. Recomenda-se a introdução do leite de vaca e ovo entre 4 e 6 meses de vida. Introdução precoce de amendoim é países com alta incidência de alergia como Estados Unidos e Reino Unido, diminuiu em 80% a possibilidade da criança de risco desenvolver alergia a este alimentto.

Porém, mesmo assim a doença pode se manifestar e é por isso que acompanhar de perto o que seu filho sente é importante.

Um alergista provavelmente solicitará exames para ajudar no diagnóstico, como:

  • Teste Alérgico ou exame cutâneo (prick test) que envolve expor a pele a agentes alergênicos, para saber se a criança é sensível a esse alimento. 
  • Exame de sangue onde se dosa o anticorpo, IgE, contra o alimento suspeito
  • Teste de provocação oral, importante para confirmar uma suspeita diagnóstica ou para verificar se o pequeno perdeu a alergia.

IMPORTANTE: saiba que a alergia é diferente da intolerância alimentar, embora os sintomas de ambos sejam semelhantes.

Cuidados gerais com os pequenos que têm alergia

Uma vez que a doença é identificada, é preciso evitar os alimentos que causam os sintomas. Também é importante determinar com um especialista qual será a melhor dieta dieta para a criança evitando erros alimentares que possam prejudicá-las

Vale pontuar que sempre é bom ler atentamente os rótulos dos alimentos para evitar o alérgeno. Muitas vezes, os ingredientes e os processos de fabricação podem mudar, sendo importante ler sempre os rótulos, mesmo para alimentos que a criança ingere de forma regular.

Também, quando seu filho comer fora de casa, certifique-se de que a pessoa que está preparando a comida saiba sobre a alergia e que alimentos evitar.

Quando procurar ajuda médica especializada?

Como você pôde perceber, dos sintomas, muitos se assemelham a outras doenças. É possível, por exemplo, que pais entendam que o filho está gripado ou resfriado e decidem, por conta própria, retirar o alimento da dieta. Não corra esse risco. É muito importante levar seu filho ao pediatra a fim de confirmar ou afastar a suspeita de alergia alimentar.

Tanto para identificar a doença quanto para tratá-la, é preciso ter a opinião de alergista pediátrico. Aqui no blog Pulmolab você fica por dentro de mais informações sobre como cuidar para que seu filho tenha a melhor saúde.

Suspeita que seu filho tem alergia alimentar infantil? Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e tenha o melhor tratamento para o seu pequeno.

Quer se manter ainda mais informado sobre a saúde do seu filho? Acompanhe-nos nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *