Lavagem nasal infantil: pode ser feita várias vezes ao dia?

Tempo de leitura: 2 minutos

Bebês e crianças pequenas podem enfrentar muitas questões respiratórias devido à fragilidade do organismo, mas existem formas de evitar tais situações. Também é possível controlar e tratar problemas simples nas vias respiratórias, e uma das soluções é a lavagem nasal infantil.

O procedimento, embora seja descomplicado, ainda levanta dúvidas e até mesmo insegurança nos pais. Afinal, é comum imaginar que os pequenos vão se sentir muito incomodados com a lavagem nasal. Por outro lado, é recomendado que o método vire um hábito!

A seguir, você entenderá mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que é lavagem nasal?

Lavagem nasal é um procedimento que consiste na limpeza das fossas nasais utilizando uma solução salina. O soro fisiológico é o líquido mais recomendado para esse tipo de tratamento. O método é eficaz na remoção de impurezas presentes nas narinas, como muco e alérgenos.

Muitos são os motivos que provocam irritação nasal nos pequenos, como exposição a poeira, ácaros, mofo, pelos de animais, variações de temperatura, entre outros. As infecções virais são a principal causa de sintomas nasais na infância. Portanto, a lavagem nasal infantil ajuda a melhorar os sintomas desencadeados por diferentes agentes contidos no meio ambiente. Além de desobstruir as narinas, ajuda na melhoria da respiração, evitando o uso de descongestionantes nasais, que podem causar efeitos colaterais.

Quantas vezes por dia é preciso lavar o nariz do bebê?

O nariz normalmente possui células, muco, cílios e bactérias que ajudam na defesa e no bom funcionamento nasal. O nariz filtra, umidifica e aquece o ar, importante para ser processado pelos pulmões. Portanto, a realização da lavagem está indicada apenas em situações de doença, como sinusite, infecção das vias aéreas, rinite e bronquiolite, por exemplo. Lavar o nariz em excesso e na ausência de sintomas pode afetar o bom funcionamento do nariz..

Lavar o nariz do seu filho NÃO deve se tornar um hábito, assim como o banho e a escovação dos dentes. A frequência pode variar de acordo com as condições do seu filho e recomendações médicas a depender do quadro respiratório da criança.

Como fazer a lavagem nasal correta?

A lavagem das vias aéreas em bebês e crianças deve ser feita com cautela, já que pode causar um certo incômodo. A maneira mais comum de realizar a lavagem é aplicando o soro fisiológico com uma seringa. Veja o passo a passo:

  • Aspire o soro para dentro da seringa;
  • Deixe a criança sentada;
  • Posicione a seringa em uma das cavidades nasais;
  • Aperte a seringa para irrigar o líquido para dentro do nariz;
  • Repita o processo na outra narina.

É importante lembrar que a quantidade de soro para lavagem nasal infantil varia, portanto, sempre siga as orientações médicas.

Para receber mais dicas sobre a saúde respiratória do seu filho, acesse nosso site e visite nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *