Tosse crônica ou tosse aguda: qual é a diferença?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe a diferença entre tosse crônica e tosse aguda? Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é a tosse.

Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo contra agentes que irritam as vias aéreas superiores e inferiores. Pode estar associada a diversas doenças e é por isso que a tosse é considerada um sintoma. Inclusive, é o motivo que leva muitas pessoas a visitarem o médico, especialmente na infância.

A função do especialista nesses casos é solicitar exames para identificar a patologia que ocasionou o sintoma e, então, tratar o problema. Mas, afinal, como saber qual é o tipo de tosse que seu filho apresenta? Quando é pertinente se preocupar e levá-lo ao especialista?

Continue a leitura deste artigo e entenda!

O que é tosse crônica?

Primeiramente, é importante você saber que o que classifica a tosse como crônica ou aguda é o seu tempo de duração.

Quando o sintoma se prolonga por mais de 8 semanas, o que corresponde a mais ou menos 2 meses, é caracterizado como tosse crônica. Casos desse tipo podem estar associados a doenças consideradas graves, tais como:

Apesar de serem situações mais raras, também é possível que a tosse seja provocada por outras doenças pulmonares, doenças cardíacas ou por efeito adverso de medicamentos, Vale lembrar, ainda, que a tosse prolongada pode vir ou não acompanhada de secreções e até mesmo sangue em casos mais severos.

O que é a tosse aguda?

Como você já deve deduzir, a diferença entre tosse crônica e tosse aguda é a sua duração. A tosse aguda possui curta duração, geralmente é de 3 semanas, no máximo. É válido salientar que existe uma categoria intermediária, a tosse subaguda, que se estende de 3 a 8 semanas.

As causas da tosse aguda e subaguda estão relacionadas a doenças de origem infecciosa, seja viral ou bacteriana, como gripes e resfriados. A diferença é que o segundo tipo refere-se a resfriados prolongados e deve receber maior atenção.

Outros fatores que podem causar a tosse são as alergias e a asma.

Quando procurar um médico em caso de tosse?

Os casos de tosse aguda na maioria das vezes não é preocupante, uma vez que o sintoma passa rapidamente ao cessar da crise alérgica ou melhora da gripe, ou resfriado. É muito comum que haja o sintoma nas épocas mais frias do ano, sobretudo em crianças, pois possuem o organismo mais sensível. 

Porém, se o período ultrapassar as 3 semanas, configurando tosse subaguda, a avaliação médica por um pneumologista pediátrico deve acontecer. Em qualquer ocorrência de tosse crônica, é indispensável a consulta com o especialista, mesmo que não haja presença de secreções.

Além disso, é fundamental observar se o quadro vem acompanhado de outros sintomas, como febre persistente, chiado no peito, falta de ar e perda de peso.

Lembre-se: quanto antes for dado um diagnóstico, evita-se que o problema se agrave e são melhores as chances de recuperação.

Como é o tratamento?

O tratamento da tosse depende da sua duração e das suas causas, que podem ser diversas. Portanto, o médico deve solicitar os devidos exames ao paciente, que geralmente são radiografias, provas da função pulmonar e exames de sangue para averiguar as condições das vias respiratórias e de todo o sistema respiratório.

Quando ocorre uma situação de pneumonia, por exemplo, o tratamento com antibióticos é a solução para extinguir a bactéria causadora. Em casos de crise alérgica, a abordagem adequada são as medicações antialérgicas e, em alguns casos, os imunizantes (vacinas para alergias).

Mas é preciso atentar-se ao fato de que a tosse é um mecanismo de defesa capaz de eliminar impurezas e secreções dos pulmões. Sendo assim, nem sempre o sintoma deve ser suprimido por completo, mas, sim, tratado de modo a diminuir o desconforto.

No entanto, quadros associados a doenças graves devem ser tratados conforme a origem do problema. Isso quer dizer que, para tratar a tosse crônica, deve-se obter um diagnóstico confiável e só então iniciar a abordagem terapêutica.

Há situações em que a identificação exata da doença causadora da tosse pode demorar a acontecer, logo, podem ser prescritos medicamentos que diminuam a frequência e a intensidade do sintoma.

Em suma, o tratamento deve ser conduzido com muita cautela, sob a responsabilidade de um profissional qualificado, pois uma abordagem inadequada pode provocar complicações graves no paciente.

Agora você já sabe identificar as características da tosse crônica e tosse aguda, certo? Dessa forma, os cuidados com a saúde do seu filho são ainda maiores, pois você saberá exatamente o momento adequado de consultar um especialista.

Para que você tenha mais informações sobre a saúde respiratória das crianças, acompanhe nossos conteúdos no blog e visite nosso site! Encontre-nos também nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *