Dor de Garganta x Alimentos Gelados

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas acreditam que tomar sorvete ou água gelada pode causar dor de garganta, principalmente nas crianças. Mas isso é verdade ou mito? E como fazer para aliviar a dor e a inflamação na garganta dos pequenos? Neste post, vamos esclarecer essas e outras dúvidas e dar algumas dicas de como cuidar da saúde da garganta das crianças. Acompanhe!

Quais são as causas da dor de garganta nas crianças?

A dor de garganta é um sintoma que pode ter várias causas, como infecções virais ou bacterianas e irritações diversas. Geralmente, a dor de garganta vem acompanhada de outros sinais, como febre, tosse, espirros, dificuldade para engolir, vermelhidão e inchaço na garganta.

As causas mais comuns da dor de garganta nas crianças são:

  • Vírus: são os agentes mais frequentes, responsáveis por cerca de 90% dos casos de dor de garganta nas crianças. Os vírus podem causar resfriados, gripes, mononucleose, caxumba, sarampo, entre outras doenças. A dor de garganta causada por vírus costuma melhorar em alguns dias, sem a necessidade de antibióticos.
  • Bactérias: são responsáveis por cerca de 10% dos casos de dor de garganta nas crianças. As bactérias podem causar amigdalite, faringite, escarlatina, difteria, entre outras doenças. A dor de garganta causada por bactérias pode ser mais grave e persistente, exigindo o uso de antibióticos prescritos pelo médico.
  • Irritações: alguns fatores podem irritar a mucosa da garganta, como o ar seco, a poluição, o fumo passivo, o álcool, o uso excessivo da voz, entre outros. Esses fatores podem provocar ardor, secura e vermelhidão na garganta. A dor de garganta causada por irritações pode ser aliviada com medidas simples, como beber água, fazer gargarejos, chupar pastilhas, entre outras.

Alimentos gelados podem causar dor de garganta nas crianças?

Um dos mitos mais comuns sobre a dor de garganta é que ela pode ser causada pelo consumo de alimentos gelados, como sorvetes, picolés, água gelada, entre outros. Mas será que isso é verdade?

A resposta é não. Os alimentos gelados não são diretamente responsáveis por causar a dor de garganta, pelo contrário! alimentos gelados são muito importantes para amenizar a dor de garganta e muitas vezes são a única fonte de alimento tolerado pela criança até a resolução do problema. Além disso, ajudam a reduzir inchaço e sangramento após cirurgias de garganta.

Portanto, seu filho pode consumir alimentos gelados sem medo. 

Como prevenir a dor de garganta nas crianças?

A melhor forma de evitar a dor de garganta nas crianças é prevenir as suas causas. Para isso, é importante seguir algumas recomendações, como:

  • Lavar as mãos com frequência, especialmente antes de comer, depois de usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar, entre outras situações. As mãos são as principais fontes de transmissão de vírus e bactérias que podem causar a dor de garganta.
  • Evitar o contato com pessoas doentes, especialmente aquelas que têm sintomas respiratórios, como tosse, espirros, coriza, entre outros. Essas pessoas podem transmitir vírus e bactérias que podem causar a dor de garganta.
  • Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, proteínas magras, entre outros alimentos que fornecem vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir as infecções.
  • Beber bastante água, para manter a hidratação e a umidade da mucosa da garganta, evitando o ressecamento e a irritação.
  • Evitar o consumo de alimentos que podem piorar a dor de garganta, como os ácidos,  picantes, salgados,  condimentados,   fritos,  gordurosos,  doces, entre outros. Esses alimentos podem irritar, inflamar ou aumentar a produção de muco na garganta.

Seguindo essas recomendações, você pode prevenir a dor de garganta nas crianças e evitar que ela se torne um problema maior. Mas se a dor de garganta persistir por mais de uma semana, se for muito intensa, se vier acompanhada de febre alta, dificuldade para respirar, pus na garganta, entre outros sintomas graves, procure um médico imediatamente, pois pode se tratar de uma infecção que requer tratamento específico.

A Pulmolab é uma clínica que se preocupa com a saúde e o bem-estar das crianças. Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as novidades do nosso site e blog, não deixe de acompanhar e siga nosso canal no YouTube, Instagram e Facebook, para ter acesso a outros conteúdos que podem ajudar você a cuidar da saúde da criança.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *