Espaçadores infantis: como usar corretamente?

Tempo de leitura: 5 minutos

Entendemos como pode ser muito angustiante ver o filho com dificuldades para respirar e a melhor forma de ajudá-lo é estar sempre preparado, levando os medicamentos com você, uma vez que uma crise de asma pode acontecer a qualquer momento.

Um espaçador infantil é semelhante a um tubo cilíndrico valvulado e cria um “espaço” entre a boca do seu filho e o inalador para que o medicamento alcance os pulmões com mais qualidade. Eles são cada vez mais utilizados, tendo em vista que inúmeros estudos indicam que são superiores aos nebulizadores convencionais.

Esse espaçamento entre o inalador e a boca da criança, seleciona gotículas menores do aerossol que podem atingir áreas mais profundas dos pulmões. Além de não precisar de coordenação entre o jato do aerossol e a respiração, funciona muito bem para ajudar seu filho a respirar melhor.

espaçadores infantis

Se o seu filho precisa fazer o uso de medicamentos através de inaladores, certamente esse artigo pode lhe interessar. Nele, vamos apresentar: qual ocasião a criança deve usar o espaçador, a importância de seu uso e como utilizá-lo da forma correta.

Em que ocasião as crianças precisam de espaçadores?

Geralmente quando a criança precisa fazer o uso de medicamentos em aerossol para o tratamento da asma

Para que o medicamento certo seja indicado, o especialista em pneumologia pediátrica faz uma análise cuidadosa de cada caso, um exame físico completo e alguns testes respiratórios especiais que ajudam a definir a melhor a receita para seu filho.

Existem 2 tipos de medicamentos inaladores para asma – os broncodilatadores, medicamentos de resgate de ação imediata, como o Sulfato de Salbutamol, e os medicamentos preventivos, controladores, de ação prolongada, como os esteróides inalados.

Qual a importância de usar o espaçador e não a bombinha diretamente?

A melhor maneira de um medicamento inalado atingir profundamente os pulmões do seu filho (onde está o verdadeiro problema da asma) é usando uma câmara de retenção válvulada antiestática, simplesmente chamada de espaçador. 

Quando o spray do inalador é disparado diretamente pela boca, grande parte do medicamento receitado para o tratamento da criança pode ficar nas bochechas, língua, gengivas e céu da boca, não atingindo diretamente o pulmão.

O espaçador diminui o impacto do medicamento na cavidade oral, devido à alta velocidade com que o aerossol é liberado quando o inalador é pressionado. O revestimento antiestético, mais intenso nos espaçadores de alumínio, evita que o aerossol grude nas laterais da câmara e com isso disponibiliza mais medicamento para o pulmão.

Qual é o passo a passo para usar os espaçadores infantis?

Existem vários tipos de espaçadores que você pode encontrar nas farmácias, por isso, o ideal é que você procure o tamanho certo, cuja máscara adapte melhor na face da criança. De uma maneira geral os espaçadores de alumínio são os melhores.

Um especialista pode indicar as melhores marcas e tamanhos, para que o tratamento do seu filho seja realmente eficaz e você não precise se preocupar tanto sobre os equipamentos, e sim, como usá-lo corretamente.

Para ajudar você a ter o direcionamento ideal de como pode ser feita a aplicação do medicamento da forma correta, elaboramos um passo a passo para fazer a utilização do espaçador infantil:

  1. Monte o espaçador conforme as orientações da fabricante (geralmente pode haver instruções na internet ou em cartilhas que acompanham o produto). A maioria dos espaçadores já vem montados de fábrica.
  2. Remova a tampa do inalador (“bombinha”).
  3. Segure o inalador (“bombinha”) na posição vertical e agite bem.
  4. Insira o inalador no encaixe indicado, na parte posterior do espaçador.
  5. Adapte de forma correta a máscara na face da criança, para formar uma boa vedação no processo de inalação. Crianças acima de 6 anos podem usar o bocal no lugar da máscara
  6. Com o espaçador na posição vertical, pressione firmemente o inalador uma vez.
  7. Oriente a criança a respirar lenta e profundamente por 3 a 4 respirações.
  8. Após terminar a dose, remova o inalador do espaçador.
  9. Se mais de uma dose for necessária, repita todas as etapas a partir do item 3.

Para garantir que o espaçador infantil esteja realmente limpo, o ideal é que ele seja lavado frequentemente com detergente neutro. Deixe secar naturalmente sem a necessidade de passar toalhas e papéis. 

O uso do espaçador deve ser acompanhado por um médico ou enfermeiro?

O uso do espaçador pode ser feito por qualquer pessoa em casa ou em qualquer lugar onde a criança precise fazer a utilização dos medicamentos necessários para aliviar ou prevenir uma crise.

Um médico especialista pode avaliar de forma presencial, como você ou o responsável por isso está fazendo o procedimento e indicar a maneira correta de fazer o manuseio dos equipamentos.

O médico também pode explicar outros fatores, como por exemplo, se o medicamento está fazendo o efeito correto para o alívio dos sintomas e discutir sobre quaisquer outros efeitos indesejáveis que possam estar ocorrendo por causa da medicação.

Caso a criança ainda não tenha um diagnóstico de asma ou doença respiratória crônica, é ideal que uma consulta seja feita, para que o tratamento para o seu filho seja indicado.

Acesse o site da Pulmolab, nosso corpo clínico possui médicos especialistas em Pneumologia/Alergia Pediátrica que podem diagnosticar a causa de sintomas do paciente pediátrico e indicar como pode ser feito o tratamento de forma correta.

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as novidades do nosso blog, não deixe de acompanhar e seguir nosso Instagram e Facebook, para ter acesso a outros conteúdos que podem ajudar você a cuidar da saúde da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *