Rinossinusite na infância: O que é? E quais as formas de tratamento?

Tempo de leitura: 3 minutos

É muito comum a presença de sintomas respiratórios na infância, pois o sistema imunológico não está completamente desenvolvido, deixando as crianças mais sensíveis. Difícil mesmo é identificar em um primeiro momento qual doença acomete a criança. Muitas vezes é apenas um resfriado, mas há outras patologias com sintomas similares, como a rinossinusite.

Acompanhe este artigo e entenda o que é a rinossinusite, quais os sintomas e como tratar a doença.

O que é rinossinusite?

A rinossinusite é caracterizada pelo processo inflamatório das cavidades nasais e dos seios paranasais. A maioria das infecções que afetam a  mucosa nasal é de etiologia viral, mas pode ser de etiologia bacteriana, fúngica e até não infecciosa como as alergias.

O diagnóstico para definição da origem da doença (vírus, fungos ou bactérias) se dá pelas características e tempo de duração dos sintomas. Além disso, pode ser classificada como:

  • Aguda: sintomas duram até 4 semanas;
  • Subaguda: sintomas duram de 4 a 12 semanas;
  • Crônica: duração por mais de 12 semanas;
  • Recorrente: mais de 3 ocorrências agudas por ano.

Quais os principais sinais e sintomas da rinossinusite?

Em casos de rinossinusite viral aguda, os sintomas mais comuns são:

  • Obstrução nasal;
  • Coriza clara;
  • Dor de garganta;
  • Espirros;
  • Pigarro;
  • Falta de apetite.

Esses são os sinais que se manifestam nos primeiros dias e eventualmente podem vir acompanhados de febre. Outros sintomas, menos comuns em crianças, são dores de cabeça, desânimo, halitose (mau hálito) e pressão nos ouvidos. Ao contrário do que se propaga, estudos mais recentes não indicam que tosse é um sintoma comum em crianças com sinusite.

A rinossinusite bacteriana, por sua vez, se manifesta por secreção nasal persistente, podendo haver febre ou não. Os sintomas se arrastam por vários dias, sem tendência de melhora.

Exames complementares, tais como tomografia computadorizada e endoscopia nasal podem contribuir para a confirmação do diagnóstico mas, na maioria das vezes, não são necessários.

Como tratar as rinossinusites na infância?

Quando o quadro é associado a uma infecção viral, o recomenda-se que seja feita a lavagem nasal com soro fisiológico. É importante repetir o procedimento algumas vezes ao dia, conforme orientação médica. Hidratação adequada e umidificação do ambiente também são medidas cabíveis.

Para a infecção bacteriana, o médico deve receitar antibióticos para o tratamento da doença. A rinossinusite bacteriana aguda costuma ser tratada por 7 a 10 dias, enquanto nos quadros crônicos o tratamento pode ser mais prolongado..

Também podem ser prescritos outros medicamentos, como analgésicos para melhorar os sintomas relacionados, a depender da avaliação médica. Vale frisar que, nas crianças alérgicas, deve-se evitar a exposição aos fatores causadores da  alergias

De todo modo, a abordagem adequada depende do tipo de rinossinusite que acomete seu filho. Por isso, consultas com especialistas podem ser necessárias.

Quer se manter ainda mais informada sobre a saúde do seu filho? Confira outros conteúdos em nosso blog e visite nosso site! Encontre-nos também nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *