Tempo de leitura: 5 minutos
Cada vez mais as crianças estão sendo encaminhadas para os especialistas em sono para fazerem o exame de polissonografia pediátrica e avaliar possíveis distúrbios de sono.
O exame, também chamado de estudo do sono, geralmente é necessário para obter o diagnóstico correto e, às vezes, até auxilia no tratamento de algumas doenças do sono.
Embora a realização do exame seja considerada relativamente indolor e não invasiva para os adultos, o estudo do sono pode ser bastante desafiador e até mesmo assustador para as crianças, portanto, requer atenção especial.
No artigo de hoje, você vai saber sobre o que é o exame de polissonografia pediátrica, o que é feito durante o exame, quais são os cuidados necessários para a realização dele.
O que é o exame?
A polissonografia é uma ferramenta diagnóstica da medicina do sono durante a qual vários parâmetros fisiológicos diferentes são continuamente e simultaneamente registrados ao longo de um período de sono para identificar distúrbios do sono.
Os médicos recomendam este exame para crianças que podem ter a qualidade do sono prejudicada por: roncos ou outros problemas nas vias aéreas, apneia obstrutiva do sono, distúrbio de movimento periódico dos membros, síndrome da perna inquieta, narcolepsia (sonolência exagerada), entre outros.
Leia também:Distúrbios do sono em crianças: qual o papel dos pais?
Como ele é feito?
O exame é realizado durante a noite em um ambiente hospitalar ou clínica especializada, onde um técnico irá colocar sensores em diferentes áreas do corpo, como no couro cabeludo, queixo e pernas e ao redor dos olhos.
Um cinto elástico também será colocado em volta do peito e do estômago da criança, para que a respiração seja medida. Ao final do exame, na parte da manhã, o técnico irá acordá-la para remover todos os sensores.
A maioria das crianças dorme muito bem no centro do sono, se todas as diretrizes do teste forem seguidas. Os sensores se conectam a um computador para fornecer informações das fases do sono.
Durante um estudo do sono, os médicos verificam:
- Atividade cerebral e de ondas cerebrais por meio de um eletroencefalograma (EEG).
- Movimentos oculares.
- Frequência cardíaca.
- Padrões de respiração.
- Nível de oxigênio no sangue.
- Níveis de dióxido de carbono.
- Ronco e outros ruídos.
- Movimentos corporais e posições de sono.
Um microfone e uma câmera serão utilizados para registrar todo o sono da criança, onde um técnico ficará avaliando e verificando as informações em outro quarto.
Os sensores corporais são colocados para que seja possível se virar e mover durante a noite. Caso seu filho precise usar o banheiro, o técnico pode remover os sensores e os outros dispositivos, caso seja necessário.
Seu filho provavelmente não saberá que os sensores estão ligados depois de usá-los por um curto período de tempo. A equipe tenta deixar cada criança o mais confortável possível.
Como devemos nos preparar para um estudo do sono?
Algumas precauções que os pais devem tomar para preparar uma criança que irá fazer o exame de polissonografia pediátrica:
- A criança deve ter uma noite de sono normal na noite anterior a do exame.
- É permitido tomar remédios normalmente, exceto medicamentos que interferem no sono da criança.
- Evite que a criança tenha alimentação à base de cafeína ou muito açúcar, como: café, chá, chocolates, refrigerantes e etc.
- Não deve tirar uma soneca durante o dia do estudo do sono.
- Planeje chegar ao centro de sono pelo menos 2 horas antes da hora habitual de dormir do seu filho ou sempre que o médico solicitar.
- Itens pessoais de casa podem ajudar seu filho a se sentir confortável durante um estudo do sono. Certifique-se de trazer: pijamas um travesseiro, cobertor ou bicho de pelúcia favorito, livros e outros itens que fazem parte da rotina da hora de dormir do seu filho.
- A maioria dos centros de sono não fornece alimentos, portanto, faça um lanche antes de dormir, se seu filho costuma comer.
Os pais ou responsáveis podem passar a noite enquanto seus filhos fazem um estudo do sono. O centro de sono fornecerá uma cama separada ou poltrona-cama.
Outros exames que podem ser solicitados
Se o médico precisar de mais informações do que o estudo do sono mostra, outros testes especiais podem ser solicitados. Isso pode incluir:
CPAP – Algumas crianças precisam fazer um teste com uma máquina que as ajude a respirar à noite. É muito parecido com um estudo regular do sono, mas a criança usa uma máscara sobre o nariz enquanto dorme. A máscara está conectada a uma máquina de respiração.
MSLT (o teste do cochilo) – Algumas crianças ficam para mais testes durante o dia após um estudo do sono durante a noite. Este teste é denominado Teste de Latência Múltipla do Sono (MSLT) ou Teste de Soneca.
Seu filho tirará quatro ou cinco cochilos de 20 minutos, com intervalo de duas horas durante o dia. Isso mede muitas das mesmas coisas que o estudo noturno. Normalmente, o MSLT termina às 18h e seu filho pode estar pronto para ir para casa.
Acesse o site da Pulmolab, nosso corpo clínico possui médicos especialistas em Doenças do Sono, que podem diagnosticar a causa de sintomas do paciente pediátrico e indicar como pode ser feito o tratamento de forma correta.
Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as novidades do nosso blog. Não deixe de acompanhar nossoInstagram e Facebook, para ter acesso a outros conteúdos que podem ajudar você a cuidar da saúde da criança.