Entenda a importância da umidade do ar na saúde do seu filho

Tempo de leitura: 3 minutos

As variações climáticas têm influência sobre o bem-estar das pessoas, sobretudo as crianças devido à maior sensibilidade do organismo. Um fator que exige bastante atenção é a umidade do ar, a qual passa por alterações de acordo com a época do ano e a região do país.

Você sabia que esse indicador pode desencadear problemas de saúde quando está fora dos parâmetros ideais? Por isso é tão importante entender do que se trata e tomar medidas para cuidar das crianças quando a umidade fica abaixo do esperado.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais!

O que é a umidade do ar?

A umidade do ar corresponde à quantidade de água presente no ar em forma de vapor. É um elemento diretamente influenciado pelas condições atmosféricas e que também tem influência nas condições climáticas.

As altas temperaturas, a incidência de chuvas e a sensação térmica são alguns fatores ambientais relacionados ao indicador de umidade.

Qual a importância para a saúde das crianças?

As épocas mais quentes e com escassez de chuva costumam ser popularmente definidas como “tempo seco”. Na verdade, isso significa que o ar apresenta baixa umidade, por isso sentimos certos desconfortos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal é em torno de 60%. Entre 30% e 40% já surgem alguns incômodos mínimos, como ressecamento da boca, olhos e pele.

Quando está abaixo de 20%, considera-se que o ar está seco e essa é uma situação de alerta. O baixo nível de umidade agrava os problemas de ressecamento, inclusive podendo levar a complicações respiratórias, irritação nas vias aéreas, olhos e garganta, além de reações alérgicas.

Portanto, é importante redobrar os cuidados com a saúde do seu filho em períodos de clima seco, especialmente com as crianças que já apresentam quadros de alergias.

Como cuidar do seu filho diante da variação da umidade do ar?

A recomendação mais comum para driblar a variação da umidade do ar é utilizar umidificadores. Porém, nem sempre são a melhor opção, pois os aparelhos podem ocasionar a proliferação de fungos e ácaros, prejudicando as crianças alérgicas a ácaros.

Nesse sentido, é interessante usar os umidificadores em regiões do país onde a baixa umidade permanece por um longo período. Em países de clima tropical como o Brasil, são poucos os lugares onde a umidade do ar fica abaixo de 20%. Portanto, umidificar as narinas regularmente com soluções salinas é uma boa opção para cuidar da saúde da criança.

Outras dicas práticas são:

  • Consumir bastante água;
  • Lubrificar os olhos, além das narinas;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Utilizar hidratantes para pele;
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.

Em suma, a umidade do ar é um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas, principalmente das crianças. Com os cuidados necessários, é possível passar por essa fase sem problemas e mantendo a saúde do seu filho em dia.

Se você gostou deste conteúdo e gostaria de ler mais sobre questões de pneumologia pediátrica, visite nosso site e acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *