Quando surge a necessidade de levar seu filho ao pediatra ou clínico geral, é possível que ele encaminhe a criança a um especialista para investigar um quadro específico. Nesses casos, pode ser que você se depare com uma especialidade médica que não conhece muito bem, como o pneumologista pediátrico

Você sabe o que ele faz?

Neste artigo, detalharemos qual a função desse profissional, os principais exames que envolvem a especialidade e quando é o momento correto de consultá-lo. Acompanhe a leitura e entenda!

Sobre a especialidade em pneumologia pediátrica

O pneumologista pediátrico é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias e alérgicas em bebês, crianças e adolescentes.

A maioria das crianças com sintomas respiratórios podem ser conduzidas pelo pediatra a este profissional, uma vez que ele consegue tratar doenças respiratórias de difícil controle.

Nessa categoria da Pediatria, os especialistas atendem casos como bronquite, asma, pneumonia e afins. Eles também recebem outros casos clínicos que envolvem qualquer órgão do aparelho respiratório (pulmões, traqueia e brônquios), por exemplo, a Fibrose Cística

Além disso, alergias cutâneas e alergias alimentares também compõem a série de doenças assistidas pelo pneumologista infantil com conhecimento em alergia pediátrica, pois estas doenças frequentemente estão presentes em pacientes com alergias respiratórias.

Principais exames e testes

O diagnóstico das variadas doenças respiratórias em crianças pode ser dado através de um simples raio-X de tórax, exames de sangue ou procedimentos mais sofisticados. Entre os instrumentos de que dispõe um pneumologista pediátrico para detectar patologias, podemos citar:

Conhecendo o paciente

A avaliação do paciente passa por uma consulta detalhada e exame físico minucioso, complementados, se necessário,  pelos exames laboratoriais, garantindo diagnóstico e tratamento assertivos.

Um dos pontos cruciais da consulta consiste em uma conversa sobre alguns aspectos da moradia da família: se possui cortinas, tapetes, animais de estimação e outros elementos que eventualmente possam provocar alergias em crianças.

Também é importante que o pneumologista infantil conheça o histórico familiar de doenças respiratórias.

Tratamentos indicados

Considerando que o profissional lida com uma diversidade de patologias infantis respiratórias e alérgicas, é fato que cada caso será orientado a um tratamento específico.

Geralmente, as doenças respiratórias podem ser tratadas com medicamentos que aliviam os sintomas ou imunoterapia. Medicamentos profiláticos, preventivos, são muito utilizados, e seu uso geralmente é prolongado chegando a durar meses ou anos. Vale lembrar que cada tratamento depende da gravidade do quadro e de inúmeros fatores próprios de cada paciente. Um plano de tratamento elaborado para um determinado paciente não necessariamente é o ideal para outro paciente com sintomas semelhantes.

Quando se deve procurar um pneumologista pediátrico?

O pediatra é o profissional mais indicado para encaminhar o paciente ao pneumologista/alergista no momento certo. Geralmente, quando a manifestação de sintomas respiratórios e alérgicos se torna recorrente e de difícil controle, essa é a hora de solicitar uma avaliação do especialista.

Agora ficou mais fácil entender quem é o pneumologista pediátrico e qual o seu papel na saúde do seu filho. Se você gostou deste artigo, faça uma visita ao nosso site e blog, não deixe de acompanhar e siga nosso canal no YouTubeInstagram e Facebook, para ter acesso a outros conteúdos que podem ajudar você a cuidar da saúde da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.