Tire suas dúvidas sobre a sinusite

Tempo de leitura: 3 minutos

A sinusite é um problema muito comum e provavelmente você conhece alguém que tenha essa condição. Trata-se de uma inflamação das mucosas dos seios da face, cavidades ósseas da face – que estão localizadas na maçãs do rosto, fundo dos olhos e entre os olhos e o nariz.

Segundo a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço), a doença afeta 1/8 da população mundial – e muitas pessoas convivem com ela sem saber!

Ela pode se manifestar em qualquer pessoa, de crianças à idosos. Porém, existem alguns grupos de risco que precisam ficar atento. Você sabe quais são?

Neste artigo, vamos responder diversas perguntas acerca dessa doença. 

Fique conosco e boa leitura!

sinusite

Conheça a sinusite!

Ela pode se manifestar de duas formas. Veja só:

A primeira é a sinusite aguda. Esse quadro se instala de uma hora para a outra, e da mesma forma desaparece.

As principais causas do tipo agudo são as infecções causadas por resfriados ou vírus, sobretudo pelo Rinovírus ou Influenza; as infecções causadas por bactérias, geralmente pelo pneumococo Haemophilus influenzae; e doenças respiratórias e a alergia respiratória alta, que atinge as vias aéreas superiores.

A segunda, é a sinusite crônica. Esta se estende por diversos meses e seus principais causadores são a presença de doenças como alergias, asma e outros problemas que reduzem a imunidade e afetam a limpeza natural de secreções dos seios paranasais, feitas pelo organismo.

Além disso, tabagismo e poluentes no ar; contato frequente com bactérias e fungos, como o Aspergillus e condições sistêmicas, tais como drenagem dos seios paranasais, estreitamento e desvio da cavidade nasal, constituem os causadores do problema.

Os indivíduos mais propensos a desenvolver a condição são os portadores de alergia respiratória, fumantes e os que estão em constante contato com poeiras e gases tóxicos.

Além desses, bebês, crianças pequenas, idosos, diabéticos, pessoas que fazem uso de corticoides e os imunodeprimidos devem estar alertas. 

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da inflamação são:

  • Forte e pulsátil dor entre os olhos;
  • Dor de cabeça e sensação de pressão;
  • Ossos da face inflamados, em casos de resfriado ou gripe;
  • Obstrução nasal, peso facial e desconforto;
  • Dor nos seios da face, atrás dos olhos e nos dentes;
  • Cansaço e tosse;
  • Secreção nasal esverdeada ou amarelada.

Comumente, sintomas assim podem surgir e desaparecer sem agravo à saúde. Porém, se persistirem por mais de cinco dias, e se o retorno desses é frequente, procure um médico.

O tratamento depende do tipo da doença, se aguda ou crônica.

Aconselha-se, em ambos, que se lave o nariz diariamente com soro fisiológico. Alguns casos de quadros crônicos, ou causados por fungos, podem requerer uma cirurgia.

A forma aguda costumeiramente é tratada com antialérgicos sistêmicos e nasais. Casos causados por bactérias demandam antibióticos; e os originados de vírus exigem a lavar o nariz com soro nasal, além de repouso e aumento da ingestão de líquidos.

A diferença entre sinusite e rinite

Afinal, é rinite ou sinusite? Essa é uma dúvida muito comum.

Sim, as duas doenças são inflamações e tem alguns sintomas em comum, mas existem diferenças entre elas.

Como vimos, a sinusite atinge os seios da face. A rinite alérgica, por sua vez, afeta a mucosa do nariz.

Em qualquer caso, é altamente recomendável que o paciente busque um alergista ou otorrinolaringologista, especialistas ideais para lidar com esse tipo de situação.

Apesar de comum, a doença é passível de se conviver bem. Se você sofre de sinusite, procure o especialista e busque por orientações de como proceder para ter mais qualidade de vida!

Infelizmente, ainda há muitos problemas dos quais não podemos nos livrar, mas a Medicina avança a cada dia para nos dar mais conforto. O blog Pulmolab tem a missão de trazer essas atualizações para que você esteja sempre bem informado. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais – Instagram e Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *